Pular para o conteúdo principal

PARTICIPAÇÃO DO CME DE CABO FRIO NO ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME/RJ

No dia 14 de julho o Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio se fez representar junto ao Encontro Estadual da UNCME/RJ ( União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro).
O Encontro aconteceu na Câmara Municipal da cidade de Nova Friburgo e teve como objetivo subsidiar as ações dos Conselhos de Educação e a formação dos Conselheiros, visando o fortalecimento de suas funcionalidades e dos respectivos Sistemas de Ensino. O XVI Encontro Estadual da UNCME teve como temática central “Os CME frente às Políticas Públicas de Educação”.
Dentre os conselheiros do CME de Cabo Frio, compareceram ao evento as conselheiras Aparecida Fabiana de Souza Marinho e Silvia Cristina Quintanilha Cabral.


 Conselheiras  Silvia Cristina Quintanilha Cabral e Aparecida Fabiana de Souza Marinho,
no Encontro Estadual da UNCME/RJ.


Durante o Encontro foram desenvolvidas temáticas muito importantes para os conselhos de educação.
No período da manhã, a 1ª Mesa abordou acerca de "Sistemas e Planos: A gestão educacional nos municípios e estado". Para o desenvolvimento do assunto, a coordenadora estadual da UNCME/RJ, professora Eliana Cavalieri, tratou de assunto bem pertinente aos CME's, a saber, "Sistemas e Conselhos: Desafios da Educação Municipal". Na sequência, a professora Ana Valentina Natal Meirelles versou sobre o trabalho de acompanhamento da SASE/ MEC(Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino) no monitoramento dos Planos Municipais de Educação.


Professora Eliana Cavalieri, coordenadora estadual da UNCME.
No período da tarde, a 2ª Mesa desenvolveu temática intitulada "Gestão Democrática e os Conselhos de Educação". Para tanto, palestraram os professor Jorge Najjar, da UFF, e o professor Elcivan Gonçalves França, coordenador estadual da UNCME de Goiás.


Professor Jorge Najjar- UFF / Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Niterói


Professor Elcivan Gonçalves França, coordenador estadual da UNCME de Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO DO CME DE CABO FRIO

Histórico do CME de Cabo Frio No ano de 1997, o Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio iniciou suas atividades, através do Parecer Nº 01/1997, de dezenove de junho, que aprovou pedido de delegação de competências ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, assim como seu Regimento. Através do Parecer CEE Nº 369/1997, de 31/10/1997, o colegiado estadual aprovou a delegação solicitada e, em 19 de agosto de 1999 , emitiu a Portaria CEE Nº 19/1999, dispondo sobre a ciência e o cadastramento do Sistema Municipal de Ensino de Cabo Frio. Desde então, o CME de Cabo Frio vem contribuindo com a construção democrática dos rumos da educação no Município. Passada duas décadas, faz-se necessário contar tal história e disponibilizar o registro desse patrimônio legal emanado através dos atos do Conselho na cidade de Cabo Frio. Trata-se de uma rica legislação educacional municipal, fruto de uma reflexão madura e comprometida por parte dos membros do Conselho, nos diversos momentos histó
  PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO Secretaria Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação MOÇÃO DE REPÚDIO   O Conselho Municipal de Educação foi surpreendido, no dia 29 de março, com uma postagem em uma das redes sociais do Sindicato dos Profissionais da Educação - Setor Lagos (Sepe-Lagos), ocasião em que a referida entidade, por meio da postagem, pretendia denunciar “perseguição política”, por parte do Secretário Municipal de Educação, professor Flávio Guimarães, indicando sua autorização no que se refere a descontos nos “pagamentos dos trabalhadores que se recusaram se expor ao risco de morte atendendo às convocatórias para o trabalho presencial nas escolas”. Lamentavelmente, fizeram uso, no texto, de uma expressão totalmente preconceituosa, quando afirmaram que o Secretário Municipal de Educação age como um "capitão do mato" . Aliado ao texto, o Sepe Lagos acrescentou uma foto do gestor municipal, associando sua imagem a uma estampa alusiva à figura históric