Pular para o conteúdo principal

PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS DO CME DE CABO EM FRIO EM REUNIÃO NO MPRJ, EM CABO FRIO

Atendendo à convocação do MPRJ, através do Ofício nº 644/2017, os conselheiros integrantes do Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio compareceram à reunião na sede do MPRJ em Cabo Frio, situado no Leste Shopping, no dia 13 de corrente mês. 


Conselheiros do CME de Cabo Frio, acompanhado do Sr. Fábio Marinho, ao centro da foto,  representando a coordenadora estadual da UNCME-RJ (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio de Janeiro)

À frente da reunião estiveram as doutoras Luciana Nascimento Pereira, promotora de Justiça, titular da 1ª PJIJ de Cabo Frio,  Vanessa Martins Ferreira de Carvalho, Promotora de Justiça integrante do GAEDUC/MPRJ, e Janaina Gomes, pedagoga do GAEDUC/MPRJ.


Conselheiro José Luis Miranda Antunes e as promotoras Luciana Nascimento Pereira e Vanessa Martins Ferreira de Carvalho, acompanhadas da pedagoga Janaina Gomes 

Durante a reunião foram debatidos assuntos do interesse do Conselho Municipal de Educação, consideranto vários aspectos, entre eles: a sua composição, suas funções e seu caráter técnico-pedagógico; a participação da sociedade na condução e tomadas de decisões do CME e o relacionamento deste com a sociedade civil organizada, incluindo  os demais conselhos; os recursos, instalações e equipamentos destinados à manutenção e funcionamento do CME de Cabo Frio, entre outros assuntos.
Os conselheiros consideraram a reunião muito proveitosa, originando uma reflexão acerca do papel dessa instância democrática e os modos de ampliar a divulgação do  papel do CME na sociedade cabofriense.

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO DO CME DE CABO FRIO

Histórico do CME de Cabo Frio No ano de 1997, o Conselho Municipal de Educação de Cabo Frio iniciou suas atividades, através do Parecer Nº 01/1997, de dezenove de junho, que aprovou pedido de delegação de competências ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, assim como seu Regimento. Através do Parecer CEE Nº 369/1997, de 31/10/1997, o colegiado estadual aprovou a delegação solicitada e, em 19 de agosto de 1999 , emitiu a Portaria CEE Nº 19/1999, dispondo sobre a ciência e o cadastramento do Sistema Municipal de Ensino de Cabo Frio. Desde então, o CME de Cabo Frio vem contribuindo com a construção democrática dos rumos da educação no Município. Passada duas décadas, faz-se necessário contar tal história e disponibilizar o registro desse patrimônio legal emanado através dos atos do Conselho na cidade de Cabo Frio. Trata-se de uma rica legislação educacional municipal, fruto de uma reflexão madura e comprometida por parte dos membros do Conselho, nos diversos momentos histó
  PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO Secretaria Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação MOÇÃO DE REPÚDIO   O Conselho Municipal de Educação foi surpreendido, no dia 29 de março, com uma postagem em uma das redes sociais do Sindicato dos Profissionais da Educação - Setor Lagos (Sepe-Lagos), ocasião em que a referida entidade, por meio da postagem, pretendia denunciar “perseguição política”, por parte do Secretário Municipal de Educação, professor Flávio Guimarães, indicando sua autorização no que se refere a descontos nos “pagamentos dos trabalhadores que se recusaram se expor ao risco de morte atendendo às convocatórias para o trabalho presencial nas escolas”. Lamentavelmente, fizeram uso, no texto, de uma expressão totalmente preconceituosa, quando afirmaram que o Secretário Municipal de Educação age como um "capitão do mato" . Aliado ao texto, o Sepe Lagos acrescentou uma foto do gestor municipal, associando sua imagem a uma estampa alusiva à figura históric